Vida bandida

Faz muito tempo que eu não posto nada aqui em meu blog. Porém depois de certos acontecimentos, resolvi me declarar para mostrar o meu lado da história.

Não é novidade que o mercado editorial impresso está passando por dificuldades. Os grandes jornais como Folha de São Paulo, o Estado e outras publicações vendem cada vez menos e isso não é de hoje. O que acontece é que hoje em dia temos acesso à informação com mais facilidade. E isso não seria diferente com as revistas de games.

Hoje existe diversos sites de informações de jogos, como o UOL Jogos, Arenaig e GameTV. Todos eles recheados com notícias, previews, reviews, (agora na moda de abrasileirar com os termos prévias e análises). A qualidade destes sites é algo indiscutível, principalmente por terem em suas equipes alguns dos jornalistas mais bem conceituados da área, como Théo Azevedo, Renata Honorato e outros.

No caso da SuperDicas PlayStation a briga é mais feia, pois além do leitor ter a opção destes sites para acompanhar as notícias, cresce cada vez mais sites de detonados e dicas. O primeiro da lista é o GameFAQS, que está na ativa há muitos anos e o novíssimo MyCheats.com. Além destes sites possuírem os mais recentes detonados de jogos novos, alguns destes estão em português.

Olhando para dentro do mercado impresso, eu encontrei na banca perto de casa nada menos que oito revistas que falam exclusivamente da família PlayStation, como é o caso da Gamer PlayStation, PShock, PlayStation Ultimate, Dicas & Truques para PlayStation, PSW e muitas outras.

Concorrência é bom, mas é bom para o consumidor apenas – pois os poucos que compram revistas, ficam indecisos na hora de dar seu suado dinheiro e escolher uma revista para levar para casa.

Temos que levar em consideração também que a Sony não está tão bem na fita aqui com os brasileiros. Afinal, o PS2 está passando pelos seus últimos dias, o PSP é bem caro e não tem tantos jogos bons para se jogar e o PS3, ao contrário do Wii e do Xbox 360, não tem um dispositivo de pirataria – não vamos tapar o sol com a peneira, o grande público é o público carente que não pode gastar mais do que R$ 50,00 em diversão, inclua aí jogos, cinema e shows.

Neste quadro, o que acabou acontecendo foi que a SuperDicas PlayStation se tornou uma revista bimestral, ou seja, vai aparecer nas bancas a cada dois meses – baixas vendas é igual a corte de gastos. Um destes cortes, fui eu, o ex-editor da revista. Digo “ex” pois recentemente firmei um acordo no qual eu irei trabalhar como freelancer em outros veículos (ainda não posso dizer quais são).

Isso é inevitável. O mercado de games está crescendo. A audiência está crescendo. Assim como estão crescendo a variedade de veículos de comunicação. Se as publicações impressas quiserem sobreviver a este novo quadro, têm que saber integrar mo offline com o online. O conteúdo apurado das reportagens com a urgência notícias. Só assim os grandes números de leitores vão continuar existindo. Pelo menos é o que eu acho.

Anúncios

18 Responses to “Vida bandida”


  1. 1 Marlom outubro 1, 2007 às 12:30 am

    Sacanagem… adorava ver suas matérias, acho legal o jeito que você escreve, não é aquela coisa toda formal, mas sim um modo casual gostoso de se ler.
    Sinceramente, a revista não será a mesma sem você ¬¬”… flww

    abraços e boa sorte no seu novo emprego (se iver um é claro) … hehehe

  2. 2 Milena Wiek (meninaquejoga) outubro 1, 2007 às 12:38 am

    Boa noite e boa sorte!

  3. 3 Gustavo Oliveira outubro 2, 2007 às 10:40 am

    Concordo com você.
    Plenamente.

    Porém ,lendo o seu post, pensei:

    Como será que revistas como VEJA, ÉPOCA entre outras sobrevivem até agora?

    Fazem essa integração on/offline que você citou?

    Grande abraço

  4. 4 Guerra outubro 2, 2007 às 11:32 am

    Não sei quanto a Epoca, mas a Veja tem um site sim. Acesse http://www.veja.com.br. Não é o melhor site de notícias, mas ele se integra bem com a revista. E é isso o que importa!

  5. 6 Fernanda outubro 8, 2007 às 9:59 pm

    Oi Guerra, o mercado está crescendo sim. Eu tb sou jornalista e acabo de fechar com uma empresa chamada Synergex, do Canadá, que vai trazer MUITOS lançamentos : da Capcom, Ubisoft, Tecmo e outros publishers para o Brasil. E a excelentes preços. O primeiro será Stranglehold, para PC, agora em outubro, com manual e cx em Português. Se quiser saber mais sobre os títulos, dá uma olhada no site….abraço,

  6. 7 diccionario a apalabrados abril 7, 2018 às 4:42 pm

    Estos temas son muy llamativos y si no estás al loro se actualiza continuamente
    el mercado y no te enteras de nada si no lees constantemente sobre ello.
    Mil gracias por compartirlo con nosotros.


  1. 1 gta 5 trucos armas Trackback em setembro 8, 2014 às 12:28 am
  2. 2 Juegos Gratis Trackback em setembro 18, 2014 às 10:47 pm
  3. 3 Juegos online Trackback em setembro 19, 2014 às 12:33 am
  4. 4 trucazos para destiny Trackback em outubro 2, 2014 às 9:36 pm
  5. 5 trucos redstone minecraft Trackback em outubro 2, 2014 às 9:53 pm
  6. 6 trucos minecraft Trackback em outubro 2, 2014 às 9:58 pm
  7. 7 trucos semilla minecraft Trackback em outubro 3, 2014 às 6:06 am
  8. 8 guias minecraft Trackback em outubro 3, 2014 às 8:35 am
  9. 9 gta v cheats Trackback em outubro 7, 2014 às 8:36 pm
  10. 10 gta 5 playstation 3 Trackback em outubro 8, 2014 às 12:34 am
  11. 11 gta v mapas Trackback em outubro 8, 2014 às 12:44 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: