Não faça posts de guerra, faça de paz.

pazNós estamos aqui no Brasil. Um lugar que outrora era tão árido que poucas sementes da vegetação gamer
dava vida por aqui. Foi o caso da Playtronic, que murchou e morreu. Foi o caso da Gradiente, que nem ao menos saiu da semente. Claro que depois de um logo período cuidando da terra, adubando, as coisas começaram a mudar agora. Mas veja bem, ainda estamos longe da perfeição.

Hoje não existe nenhum blog nacional com o número de leitores que o Joystiq e o Destructoid têm. Não há nenhum gande site com o mesmo poder do que o IGN, ou site de complemento de conteúdo que o 1UP. Isso acontece nos EUA, onde a imprensa digital anda lado a lado com a impressa em uma concorrência saudável. Mas isso não quer dizer que todos os jornalistas dos veículos de lá são amigos.

Para exemplificar, vou mostrar alguns links. Hoje pela manhã o Destructoid postou uma notícia dizendo que o Assassin’s Creed do PS3 era pior do que o do 360. Segundo a nota, a informação vinha direto do IGN. A nota vem com uma frase do autor do review dizendo que objetos apareciam do nada e que o frame rate era tão ruim que impedia de fazer algumas coisas à partir do terceiro estágio do jogo. Até aí tudo bem, a confusão vem depois.

Quando eu cliquei no link, o review não dizia nada disso, acho eu que os caras do IGN simplesmente deletaram esta parte. O único rastro ficou nos comentários das notas de cada parte técnica, que realmente dizia que o frame rate era tosco.

Mais tarde, entrei no Dtoid novamente e vi que os caras estavam chateados e postaram uma nova notícia dizendo que o IGN alterou o review e aproveitou para ver as mesmas falhas que eu vi e ainda afirmando que o site alterou o review dando uma segunda visão do jogo – como se isso fosse a pior coisa do mundo.

Gente, pra quê esta briga? Pra quê estes humores exaltados? Calma Não precisa de nada disso. É tão mais fácil viver em paz. Vamos ser honestos, o jogo pode ser ruim ou não, mas qual o motivo de fazer um post de um review de um site “da concorrência”? Porque não fazer seu próprio review? Acho que os caras do Dtoid muito legais, mas acho que eles levam as coisas muito pro lado pessoal. Se o IGN é chapa branca ou não, também não vem ao caso.

O mais legal da área de jornalismo de games e fazer amizades no meio (opa!), com outros jornalistas. Eu pelo menos penso assim, sou fã de todos os meus colegas de trabalho. Para mim, as revistas é que são concorrentes, não as pessoas. Eu não concorro com ninguém, pelo contrário, tento ser amigo de todos e me sinto orgulhoso de quando coisas assim acontecem.

3 Responses to “Não faça posts de guerra, faça de paz.”


  1. 1 Gustavo Oliveira novembro 19, 2007 às 7:34 am

    Ainda assim eu acho (EU ACHO) que ficar alterando o post assim é um desrespeito com quem visita o site. Postou, postou. Se não concorda mais, talvez seria melhor fazer um “novo” post.

    Outra coisa que acho é que os posts desses sites estão ficando meio “istas”.
    Um jogo num site leva 9,5 no outro leva 7,0. É claro que a opinião de um não deve ser igual ao do outro, mas ainda assim isso complica muito a cabeça dos jogadores, que tomam por base a nota nos sites ou nas revistas para escolherem seus jogos.

    Mas é só uma opinião minha…


  1. 1 clash of clans 5th builder hut cost Trackback em setembro 30, 2015 às 11:27 pm
  2. 2 phich cam cong nghiep Trackback em junho 4, 2016 às 5:02 pm

Deixe um comentário

